sexta-feira, 5 de junho de 2015

Limpeza do Verniz

O verniz aplicado para proteger a superfície das pinturas sofre, ao longo dos anos e por acção de agentes ambientais diversos, um envelhecimento natural e inevitável que se pode traduzir no seu amarelecimento e, consequentemente, na alteração das cores da pintura.
A forma de reverter esta alteração das cores da pintura passa pela remoção do verniz alterado e, no final, aplicação de uma nova camada de verniz.

No Tríptico da Vida de Cristo verifica-se uma alteração das cores originais provocada pelo envelhecimento do verniz anteriormente aplicado nas cinco pinturas que o constituem. Desta forma, iniciou-se esta semana a remoção do verniz do Baptismo de Cristo - painel central do tríptico.

Limpeza do verniz da pintura Baptismo de Cristo (painel central do tríptico) (Foto: Erica Eires).


sexta-feira, 24 de abril de 2015

Espectrometria de fluorescência de raios X

Esta semana foi efectuada nova análise ao Tríptico da Vida de Cristo, desta feita a espectrometria de fluorescência de raios X.

A espectrometria de fluorescência de raios X é uma técnica de análise não-invasiva muito utilizada para medir os elementos químicos que compõem os materiais.
No caso do Tríptico da Vida de Cristo, esta técnica de análise poderá auxiliar na identificação dos pigmentos inorgânicos constantes das cinco pinturas do Tríptico: tanto os utilizados pelo pintor, como os utilizados pelos conservadores-restauradores nas sucessivas intervenções de conservação e restauro de que as pinturas foram alvo.

Deixa-se aqui um pequeno registo do trabalho desta semana e um agradecimento ao Doutor Victor Gaspar, do Instituto Politécnico de Tomar, que efectuou estas análises.


Análise por espectrometria de fluorescência de raios X ao Tríptico da Vida de Cristo. (Foto: Erica Eires).

Análise por espectrometria de fluorescência de raios X ao Tríptico da Vida de Cristo. (Foto: Erica Eires).


quarta-feira, 25 de março de 2015

Consolidação pontual

O verso do painel central do Tríptico da Vida de Cristo  (pintura do Baptismo de Cristo) apresenta alguma fragilidade a nível estrutural. Para resolver esta questão, iniciou-se hoje a sua consolidação pontual, de que se deixa um pequeno registo.

Consolidação pontual do verso do Baptismo de Cristo. (Foto: Erica Eires).

quarta-feira, 18 de março de 2015

Desinfestação

Hoje iniciou-se intervenção de  conservação e restauro do Tríptico da Vida de Cristo. 
Visto que o painel central - Baptismo de Cristo - apresentava evidências de uma infestação activa, procedeu-se à desinfestação do verso do mesmo.

terça-feira, 10 de março de 2015

Microscopia Óptica

Hoje iniciou-se o estudo do Tríptico da Vida de Cristo e da sua superfície pictórica por intermédio da microscopia óptica digital.

O microscópio óptico digital trata-se, no essencial, de um pequeno aparelho portátil dotado de uma lente macro, que é ligado ao computador por intermédio de USB e que permite uma ampliação até 250 vezes da superfície a analisar. Trata-se de um método não invasivo, ou seja, não é necessária qualquer recolha de amostra para que se efectue a observação da superfície a estudar.

A imagem seguinte dá conta de um dos locais onde foi feita observação com o microscópio óptico digital: o peito da pomba representada no painel do Baptismo de Cristo.


Localização de uma das áreas observadas com o microscópio óptico digital. (Fotos: Erica Eires).

As observações foram efectuadas com uma ampliação de 50 e 230 vezes, respectivamente; e possibilitaram a observação de alguns aspectos relacionados com a execução da pintura, e ainda com o estado de conservação da camada pictórica e do verniz.


Área do peito da pomba (painel do Baptismo de Cristo), observada com uma ampliação de 50 vezes. (Foto: Erica Eires).

Área do peito da pomba (painel do Baptismo de Cristo), observada com uma ampliação de 230 vezes. (Foto: Erica Eires).

quarta-feira, 4 de março de 2015

Reflectografia de Infravermelho

Foi feita pelo Laboratório HERCULES, a quem se agradece desde já, a Reflectografia de Infravermelho de todas as pinturas do Tríptico da Vida de Cristo. Chegados os registos resultantes deste exame, deixa-se aqui uma nota acerca do mesmo.

A Reflectografia de Infravermelho trata-se de um tipo de exame não-invasivo que permite, entre outros aspectos, observar o desenho subjacente - esboço original da pintura feito pelo artista e que se encontra abaixo das camadas de tinta. 

Nas imagens seguintes pode observar-se, respectivamente, o desenho subjacente da cidade representada nas Tentações de Cristo, obtido por Reflectografia de Infravermelho; o pormenor da cidade observável a olho nu; e, por fim, a sua localização na pintura.


Tentações de Cristo: pormenor do desenho subjacente da cidade, obtido por  Reflectografia de Infravermelho. (Foto: Laboratório HERCULES).

Tentações de Cristo: pormenor da cidade observável a olho nu. (Foto: Erica Eires).

Tentações de Cristo: localização do pormenor da cidade na pintura. (Foto: Erica Eires).

Andaime móvel

Tríptico da Vida de Cristo, como aqui já foi dito, é um conjunto de pinturas de grandes dimensões (2, 8 m x 2,2 m, no painel central, e 2, 8 m x 1,1 m, nos volantes). Desta forma, para que o tríptico possa ser estudado e intervencionado em toda a sua extensão, foi montado um andaime móvel de que aqui se deixa um registo.

Um agradecimento especial aos estagiários do Laboratório de Pintura e Escultura do Instituto Politécnico de Tomar que auxiliaram na montagem.

Andaime móvel. (Foto: Erica Eires)